Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Japu-preto (Psarocolius decumanus)

ZOOLOGIA - 484
CLASSE DAS AVES - 371
ORDEM PASSERIFORMES - 87
FAMÍLIA ICTERIDAE - 5
GÊNERO PSAROCOLIUS - 2


ESPÉCIE: Japu-preto (Psarocolius decumanus) - Pallas, 1769 [LC].

              O Japu-preto (Psarocolius decumanus) é uma ave que habita boa parte das matas da América do Sul. Ela pertence ao grupo dos Guaxes, e está na Família Icteridae. 

DESCRIÇÃO
              Tais aves chegam a medir até 45 centímetros de comprimento, possuindo plumagem negra com dorso posterior, uropígio e crisso vermelhos, e bico amarelado.
              Os machos adultos são principalmente preto com um garupa castanha e uma cauda que é amarelo brilhante além de duas penas centrais escuros. Há uma crista longa e estreita que muitas vezes é difícil de ver. A íris é azul e o longo bico é esbranquiçado. As fêmeas são semelhantes, mas menores, mais maçante, e crestless. 

OUTROS NOMES
              Também são conhecidas pelos nomes de:
  • Fura-banana,
  • Guaxe, 
  • Japu-gamela, 
  • Japu-preto
  • Japu-suriname,
  • João-congo, 
  • Joncongo,
  • Rei-congo.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA             
              O Japu-preto é um pássaro tropical do novo mundo. É um reprodutor residente nas terras baixas da América do Sul a leste dos Andes, desde o Panamá e Colômbia ao sul para o norte da Argentina, bem como em Trinidad e Tobago. Se o Gênero Gymnostinax para o Montezuma oropendola e seus parentes mais próximos foram considerados válidos, esta espécie provavelmente pertence a esse Gênero (Price & Lanyon 2002). 

              É um pássaro comum, visto sozinho ou em pequenos bandos de forrageio em árvores para captura de grandes insetos, frutas e alguns néctar. 

DIMORFISMO SEXUAL
              O macho é de 46 centímetros de comprimento e pesa 300 gramas; a fêmea menor é de 37 centímetros de comprimento e pesa 180 gramas. 

CARACTERÍSTICAS
              A plumagem do Japu-preto tem um cheiro de mofo devido ao óleo da glândula preen. 

TAXONOMIA
              Existem quatro subespécies: 

  • Psarocolius decumanus insularis - de Trinidad e Tobago tem muito afiação castanha nas penas das asas e das costas. 
  • Psarocolius decumanus decumanus - ocorre da Colômbia para o sul para a Amazônia no Brasil
  • Psarocolius decumanus maculosus - raças sul da Amazônia. É mais marrom, e tem penas amarelas espalhadas pela plumagem do corpo. 
  • Psarocolius decumanus melanterus - do Panamá e Colômbia ocidental é muito semelhante, diferindo apenas na quantidade de tombamento castanha pena, e é do estado duvidoso. 
COMPORTAMENTO
              O Japu-preto habita bordas de matas e clareiras. É um criador colonial que constrói um ninho tecido e pendurado, mais de 125 centímetros de comprimento, no alto de uma árvore. 

REPRODUÇÃO
               Estabelece dois ovos azuis-cinza manchadas que eclodem em 15 a 19 dias, com mais de 24 a 36 dias a incipiente. 

DOMINANTE
              Cada colônia tem um macho dominante, o que coincide com a maioria das fêmeas na sequência de uma exibição curvatura elaborado. Pode haver 15 a 30 fêmeas e machos apenas 3 a 4. Fora da época de reprodução, esta espécie é bastante móvel, com alguns movimentos sazonais. 

VOCALIZAÇÃO
              As músicas marcantes do sexo masculino incluem um vibrato líquido CreeeEEEoooooooooo . Ambos os sexos têm um alto clack chamada. 

GALERIA DE FOTOS: 21.






















23 comentários:

  1. avistei dois desses na mata aqui encima de casa,eles estão cada vez mais perto da minha casa.gostaria de saber se é normal eles estarem por aqui.moro em eng paulo de frontin RJ.aqui predomina a mata atlântica,são belas aves com um canto diferenciado das outras.

    ResponderExcluir
  2. avistei dois desses na mata aqui encima de casa,eles estão cada vez mais perto da minha casa.gostaria de saber se é normal eles estarem por aqui.moro em eng paulo de frontin RJ.aqui predomina a mata atlântica,são belas aves com um canto diferenciado das outras.

    ResponderExcluir
  3. vi hoje vários indivíduos e corri pesquisar... adoro me deparar com espécies que desconhecia! Ivanira Nascimento cidade Batatais- SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ivanira Nascimento; Assim nos tornamos apaixonados pela natureza tão diversificada! Recomendo meu grupo no Facebook de nome ORNITOLOGIA: https://www.facebook.com/groups/Ornitologiadojisohde/

      Excluir
    2. Acabei de ver pela primeira vez um deste aqui em casa, moro em Pedro Leopoldo, região metropolitana de BH - MG. É normal eles passearem nesta região?

      Excluir
  4. Tb observei um macho grande e outro bem menor na minha granja. Como não os conhecia,vim aqui pesquisar sobre a espécie. Muito lindo!

    ResponderExcluir
  5. APARECEU UM NO FUNDO DO MEU QUINTAL NO PE DE JABOTICABA JA VOLTOU TRES DIAS SEGUIDO , MAS NAO TEM A CALDA AMERELA E SIM POR BAIXO DAS ASAS E´ VERMELHO SERA DE OUTRA ESPECIE ?

    ResponderExcluir
  6. Moro em Arujá ,SP e aqui na minha chácara nunca tinha visto mais agora tenho visto com frequência em bando de mais ou menos 10 aves

    ResponderExcluir
  7. Vai um individuo no final de semana na Serra da Cantareira em Mairiporã-SP

    ResponderExcluir
  8. Pareceu um na varanda de casa muito lindo

    ResponderExcluir
  9. Eu avistei dois mas como eu li eles não são daqui, moro em Manaus-AM.

    ResponderExcluir
  10. Hoje recebi a visita de um na minha pousada em Socorro SP, o que me impressionou foi o barulho das asas quando voava.. Parecia um avião. RS

    ResponderExcluir
  11. Vejo essas aves na minha mangueira ,em Teresina. Quando ouvia o canto delas pensava que era pica-pau.

    ResponderExcluir
  12. Vi um hoje na matinha em frente minha cahacara em S J Campos/SP.
    pesquisei para saber mais sobre ele. Lindo, espero que fique por aqui. Já temos uma família de jacus e akguns tucanos neste local.

    ResponderExcluir
  13. Vim procurar pois vi um ainda agora Caxias-Ma

    ResponderExcluir
  14. Ouvia sempre um canto diferente dos demais pássaros da minha região,fiquei curioso e hoje pude avitá-lo,diante de suas características resolvi pesquisar a respeito desse pássaro... Também queria saber se é comum na minha região, sou de Cordisburgo- MG.

    ResponderExcluir
  15. Avistamos um casal aqui ( Serra da Mantiqueira ). Eles são lindos, o canto desta ave é bem diferente e bonito. Parabéns pela matéria. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  16. Avistei um casal destes pássaros em uma parte da mata Atlântica em Juiz de fora.
    Tentavam se alimentar de coquinhos de açaí. São lindos!

    ResponderExcluir
  17. Meu gato pegou um hoje, eles tem o cheiro muito forte , peguei ele e fui tratar das feirida e depois ele subiu em uma arvore pois o memos não conseguia vor e chamou por 3 que estavam por perto que erm dois grandes e um do tamanho dele no caso era femia por ser menor, lavei minhas mãos varias vezes mas o cheiro noa sai. Eles são lindos e os olhos nem se fala, os olho fixam na gente e as garras não são tão afiadas mas dói quando aperta suportavel mas dói kkkk. Moro em Buritis cidade do interior do estado de Rôndonia

    ResponderExcluir
  18. Meu gato pegou um hoje, eles tem o cheiro muito forte , peguei ele e fui tratar das feirida e depois ele subiu em uma arvore pois o memos não conseguia vor e chamou por 3 que estavam por perto que erm dois grandes e um do tamanho dele no caso era femia por ser menor, lavei minhas mãos varias vezes mas o cheiro noa sai. Eles são lindos e os olhos nem se fala, os olho fixam na gente e as garras não são tão afiadas mas dói quando aperta suportavel mas dói kkkk. Moro em Buritis cidade do interior do estado de Rôndonia

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Acabei de ver um aqui em casa. Me chamou atenção seu canto. Consegui uma filmagem contra o sol bem ruim,mas o áudio ficou bom. Primeiro estava na palmeira gerivá e depois voou para a Espatódea. Lindo demais. Primeira vez que vejo aqui na chácara. Moro em Suzano-sp.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Acabei de ver um aqui em casa. Me chamou atenção seu canto. Consegui uma filmagem contra o sol bem ruim,mas o áudio ficou bom. Primeiro estava na palmeira gerivá e depois voou para a Espatódea. Lindo demais. Primeira vez que vejo aqui na chácara. Moro em Suzano-sp.

    ResponderExcluir
  21. Vi um sozinho na mata em minha casa ontem em Santo Antônio do Pinhal. Serra da Mantiqueira

    ResponderExcluir